CUIABÁ
INCLUSÃO NA SAÚDE

Escola de Saúde Pública promove curso de qualificação sobre Transtorno do Espectro Autista

publicidade

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), vai qualificar, a partir da desta segunda-feira (10.3), servidores públicos para melhor atender às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O público-alvo da qualificação engloba os profissionais das áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social, mas o curso é aberto para todos os profissionais interessados.

O curso QualiTEA será oferecido pela segunda vez na modalidade de Ensino à Distância (EAD), de forma autoinstrucional, e terá carga horária de 140 horas. Os interessados podem se inscrever na plataforma da Escola de Saúde Pública: http://moodle.suespmt.saude.mt.gov.br/moodle/login/index.php . 

De acordo com a Superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, o objetivo do curso é qualificar os profissionais dos 142 municípios no Estado de Mato Grosso para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 “Nos cursos da ESP-MT, temos as diretrizes do projeto pedagógico e, neste em específico, usaremos Trilhas de Aprendizagem, ou seja, utilizaremos um conjunto de atividades em sequência, para que haja aprendizagem abrangente sobre o TEA”, explica.

Leia Também:  Campanha quer ampliar em 5% doação de leite materno no país

Para Silvia, uma das maiores vantagens das trilhas de aprendizagem é o compartilhamento de ideias e conhecimento, aprimoramento de competências e favorecimento do desenvolvimento e capacitação total do educando.

Segundo a doutora em ciências nutricionais e coordenadora do QualiTEA, Solanyara Maria Nogueira, essa é uma oportunidade ímpar de aprendizado sobre o TEA. “A formação dos profissionais que atendem essa população é de extrema importância, pois o autismo é complexo e demanda intervenções baseadas em evidência científica, bem como um olhar inclusivo escolar e social”, revela.

A aula de lançamento do curso ocorrerá às 15h deste segunda-feira (10) e terá como convidada especial a professora doutora Graccielle Asevedo, psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-coordenadora do TEAMM (Programa Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Unifesp). O módulo poderá ser assistido pela plataforma e pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública.

A professora que elaborou o curso, Anita Brito, doutora em Neurociências pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutoranda em neurobiologia para os transtornos do neurodesenvolvimento, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista, também participará da aula de lançamento.

Leia Também:  CFM enviará ao STF estudos que contestam decisão de Moraes sobre aborto

Ao final do curso, os alunos saberão reconhecer os diferentes subtipos de autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, além de identificar, analisar e diferenciar características de TEA e suas comorbidades. Eles também aprenderão sobre a história do autismo, a inclusão social e escolar, entenderão o funcionamento do cérebro típico e atípico e desenvolverão um olhar crítico para os diferentes tipos de transtornos do neurodesenvolvimento que acompanham o TEA.

Primeira turma do curso QualiTEA

A primeira edição do QualiTEA capacitou 112 profissionais de diversas áreas (Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública) nas regiões de Cuiabá, Várzea Grande e São Félix do Araguaia durante um período de quatro meses, desde abril de 2024. O curso totalizou uma carga horária 80 horas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade